Acessibilidade A- A+
PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIAL/SC
Facebook Twitter Youtube

OUVIDORIA

Entre as metas da Secretaria estão ajustar o trabalho interno e buscar atender a comunidade de forma igualitária e na sequência dos agendamentos, ampliar e conscientizar os agricultores da importância dos atendimentos realizados pelos técnicos da Secretaria, Cidasc e Epagri e priorizar a resolução da questão ambiental, através da legislação vigente, junto aos produtores do município.

Mantém parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

A Secretaria realiza agendamentos de serviços de patrulha, inseminação, serviços veterinários, emissão de cobrança de serviços executados (DAMs), Unidade Municipal de Cadastro (UMC - Incra), Certidão de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR), notas de produtor rural, atualização de cadastro imóvel rural e averbação da reserva legal para pequenos produtores rurais. Também auxilia na licença de corte de tora para uso e consumo na propriedade de acordo com a legislação ambiental, faz a emissão de documento de licença para uso de motosserra, assessoria florestal e da legislação ambiental, assistência técnica aos agricultores, piscicultores, apicultores, pecuaristas, cooperativas e associações, produtores orgânicos e agronegócios. A Secretaria está sempre se qualificando para melhor atender o agricultor e buscando programas do Governo Federal para melhorar a qualidade de vida dos agricultores.

Programa de Patrulha Agrícola Mecanizada
Os atendimentos são feitos em sistema de rodízio nos bairros, por ordem de inscrição ou emergências, coordenados pelo Coordenador Técnico da Patrulha Mecanizada. As inscrições tem que ser realizadas na Secretaria de Agricultura.

Programa de Inseminação Artificial Bovina
Os atendimentos são realizados normalmente de segunda-feira a sexta-feira. Há plantão nos sábados e feriados. Telefone: (47) 9942-2300.

Programa de Defesa Sanitária Animal
Os atendimentos são realizados de segunda-feira a sexta-feira com atendimento normal. Há plantão nos sábados e feriados para emergências. Telefone: (47) 9942-2300.

Programa de Inspeção Sanitária
Desenvolvido por meio de um convênio com a Cidasc para serviço de inspeção sanitária.

Feira Livre
Funciona no Pavilhão Apolinário Kienen (Avenida Getúlio Vargas, Centro)
Terça-feira: das 14h às 19h30
Sexta-feira: das 11h às 19h30

Possui:

Serviço de Inspeção Estadual (SIE)
* quatro abatedouros
* uma fábrica de embutidos
* dois entrepostos de carne
* um entreposto de mel

Serviço de Inspeção Municipal (SIM)
* um abatedouro
* quatro estabelecimentos comerciais com entreposto

Em média são abatidos cerca de mil suínos e 200 bovinos por mês.

Programa de Controle de Raiva Canina
São dadas orientações sobre o manuseio de produtos de origem animal, vistoria de veículos para transporte de produtos de origem animal e abates de emergência.

Programa de Adubação Verde e Plantio Direto
Nesse programa o agricultor tem somente o custo da semente, pois o município auxilia, cedendo serviço de horas máquinas como incentivo.

Programa de Comercialização
A Secretaria disponibiliza o Espaço Multiuso, com aproximadamente 320,30 m2, onde abriga os feirantes do município. Hoje encontra-se cadastrado na Secretaria de Agricultura cerca de onze feirantes e seis artesãs, que indiretamente agregam aproximadamente cem familiares de agricultures. O Municipio de Indaial, juntamente com a Secretaria de Agricultura, fez investimento com recursos próprios na construção do Espaço Multiuso e adequações solicitadas pelos feirantes. A Secretaria ainda proporciona aos agricultores sem custo esse espaço.

Programa de Calcário – (Parceria com Cidasc/Epagri/Secretaria do Estado de Agricultura e Pesca)
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, promove o programa gratuitamente. A Secretaria de Agricultura de Indaial apoia com o transporte do calcário. O trabalho visa à incentivar e proporcionar a correção do solo e melhorar a produção. Ao todo são oferecidas, por ano, 200 toneladas para o município.

Convênio com Cidasc
A Secretaria faz o serviço de inspeção estadual e serviço de inspeção municipal. O escritório da Cidasc é responsável pelo controle intraestadual de animais, emissão de GTAs (guia de transporte de animais), brincagem de animais, reposição de brincos, inspeção e orientação nas propriedades sobre sanidade agropecuária.

Convênio com Epagri
São desenvolvidos cursos, palestras e visitas nas comunidades, palestras nas estações experimentais da Epagri, assistência técnica nas diversas áreas da produção, encontros regionais e municipais, informações de campanhas, programas e projetos do Governo Federal e Estadual, além de projetos de financiamento e emissão da DAP (Declaração de Aptidão do Pronaf).

Convênio com o Instituto Nacional de Meteorologia
Faz a manutenção da estação meteorológica, instalada na Secretaria de Agricultura, no bairro Warnow. São realizadas periodicamente três leituras no dia (manhã, tarde e noite), quando verificam a pressão atmosférica, temperatura do ar, umidade relativa do ar, vento, precipitação, evaporação, insolação, nebulosidade e visibilidade.

Campanha de Hortas Familiares e Escolares
Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, distribui, gratuitamente, variedades de sementes de hortaliças. Basta procurar a Secretaria de Agricultura e solicitar as sementes.

Campanha de Mudas Frutíferas
Em convênio com a Associação dos Apicultores de Indaial (API), a Secretaria de Agricultura realiza anualmente a Campanha de Mudas de Árvores Frutíferas, comercializando em média mais de duas mil mudas por campanha.

Cursos Oferecidos e Eventos
Cursos realizados pela Secretaria de Agricultura em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Em média são realizados cerca de dez cursos gratuitos por ano, em diversas áreas como Promoção Social e Formação Profissional Rural. O Senae também apoia visitas técnicas em feiras e eventos.

Horto Florestal
O Horto Florestal fornece gratuitamente mudas ornamentais e nativas. Não fornece mudas para produção comercial de plantas como: palmeira real, pupunha e eucalipto. O horto se encontra na rua Anna Bauer, no bairro Warnow. Cada pessoa pode retirar sua autorização na Secretaria de Agricultura e Abastecimento e tem direito a 20 mudas anuais.

Festa do Colono
A Secretaria de Agricultura promove anualmente, em julho, a Festa do Colono, maior evento da categoria no município. O evento conta com a participação do Condri (Conselho de Desenvolvimento Rural de Indaial), Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento Econômico, Cooperativas e Associações. A Secretaria oferece um churrasco gratuitamente para os agricultores e conta com um público aproximado de 15 mil pessoas. A festa também conta com exposição de produtos das associações do municipio e produtores.

Telefones
Secretaria de Agricultura - (47) 3394-2070
Roberto Stanke e Fernando Koehler – Inseminadores - (47) 9942-2300 (Plantão)
Epagri – (47) 3399-3046/3399-3047
Cidasc – (47) 3399-3102/3399-3103

E-mails
Adminstrativo – agricultura@indaial.sc.gov.br
Bloco de Notas/NF Produtor Rural – abastecimento@indaial.sc.gov.br
Jefferson Hahn (Técnico Agricola) – agritec@indaial.sc.gov.br
Walfredo Haag (Técnico Agricola, Incra e CCIR) – umc@indaial.sc.gov.br

Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h
Endereço da Secretaria de Agricultura: rua Marechal Deodoro da Fonseca, 4500, Warnow (antigo Posto Agropecuário/Cidasc)

Secretário de Agricultura: Ivo Odorizzi

Filho de agricultores, foi vereador nos mandatos: 1989-1992, 1993-1996, 2001-2004 e 2005-2008; chefe da patrulha agrícola mecanizada da Secretaria de Agricultura de 1997 a 2000 e coordenador técnico do Saneamento de 2009 a 2016.

PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIAL / SC - Av. Getúlio Vargas, n° 126 - Centro - CEP 89130-000 - (47) 3317-8800 - CNPJ 83.102.798/0001-00