Os contadores para que possam realizar o cadastro, alteração ou baixa de seus clientes devem realizar o preenchimento da FAC na Escrita Fiscal do município, para tanto deve seguir os seguintes passos.

  • Acessar a Escrita Fiscal no canto superior esquerdo;
  • Acesse o menu FAC – Manutenção;
  • Clicar no botão direito – Incluir
  • Selecionar o tipo de FAC;
  • Preencher em todas as abas, no mínimo, todos os campos em vermelho e, ao final, clicar em confirmar para que a FAC seja gravada;
  • Retornar ao menu FAC / Manutenção;
  • Na nova tela clicar em consultar;
  • Serão apresentadas as FAC´s já preenchidas, devendo então ser impressa a FAC desejada clicando na impressora localizada na coluna ações no lado direito da tela.

Importante: Após a análise da FAC e demais documentos enviados, sendo a mesma deferida, o contador deverá emitir as guias de pagamento dos alvarás na opção Emissão de Guias ISS/Alvará, no caso de cadastro novo, e posteriormente poderá ser emitido o alvará de funcionamento na opção Emissão de Alvará.