Acessibilidade A- A+
PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIAL/SC
Facebook Twitter Youtube

OUVIDORIA

A Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente é dividida em três departamentos: Departamento de Água e Esgoto; Departamento de Coleta, Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos e Departamento de Meio Ambiente.

Telefone: (47) 3333-4520/3333-4530
E-mail: saneamento@indaial.sc.gov.br
Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Endereço: Avenida Carlos Schroeder, 815, Nações

Secretário de Saneamento e Meio Ambiente: Fabiano dos Santos

Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Furb e pós-graduado em Educação e Gestão Ambiental. Atuou como Arquiteto e Urbanista, empresário no ramo da Construção Civil, Diretor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Secretário Municipal de Planejamento e Obras, Assessor da Câmara Federal, Presidente do Conselho Plano Diretor, da Defesa Civil de Indaial e do Conselho Municipal de Habitação.

Contrato Casan

  • Clique Aqui Para Acessar o Contrato
  • Ano Contrato: 2016
    Número Contrato: 154

    Departamento de Água e Esgoto

    Água

    Através da gestão compartilhada pelo convênio entre a Casan e a Prefeitura desde 2004, são realizados o trabalho de tratamento e distribuição de água potável, ampliação e substituição; mudança de redes do leito das ruas para o passeio público e o serviço de tapa buraco, quando ocorre o rompimento de redes.

    O atendimento ao consumidor é realizado na agência da Casan de Indaial, que está localizada na rua Comendador Henrique Wanke, 131, Centro, no horário das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O telefone é (47) 3333-1913.

    Esgoto

    A implantação do esgotamento sanitário no município teve seu início com a assinatura de um contrato junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em 2 de abril de 2004.

    Hoje temos implantado mais de 55 km de rede de esgoto sanitário, com tubos de diversos diâmetros, nos bairros: João Paulo II, Encano do Norte, Nações e parte do Rio Morto, Centro, Estados e Sol.

    Há duas Estações de Tratamento de Esgoto, uma localizada na Avenida Carlos Schroeder, 815, Nações, e outra que é uma ETE compacta, construída na rua Bagé, 4634, Encano do Norte.

    Também há quatro elevatórias: uma no Centro, uma no João Paulo II, uma na Estação de Tratamento do bairro Nações e uma no Encano do Norte.

    Em 2015 iniciaram as ligações domiciliares à rede coletora de esgoto. A Secretaria de Saneamento e Meio Ambiente produziu uma cartilha educativa que explica como os moradores atendidos pela Estação de Tratamento de Esgoto deverão realizar essas ligações.

    A entrega do material informativo já foi realizada nos bairros Estados, Centro e Sol. No mês de julho de 2015 foi iniciada nos bairros Nações e parte do Rio Morto e João Paulo II a entrega de porta em porta do material de orientação. Ao receber o informativo, o morador assina um protocolo, tomando ciência dos procedimentos e de que deve providenciar a ligação do esgoto. A partir disso, ele tem o prazo de 90 dias para realizar a ligação do seu imóvel para a caixa de inspeção que fica na calçada.

    Caso a ligação já tenha sido realizada, o morador deve comunicar a Secretaria Municipal de Saneamento e Meio Ambiente pelo telefone 0800 323 30 30 para que a vistoria seja feita no local. Outras dúvidas referentes à ligação na rede coletora de esgoto também podem ser solucionadas pelo telefone 0800 323 30 30.

    Essa obra conta com um investimento aproximado de R$20 milhões. Todo o sistema completo, quando estiver em pleno funcionamento, atenderá aproximadamente 30% da comunidade indaialense.

    Departamento de Coleta, Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos

    A coleta do lixo domiciliar em Indaial abrange 100% da população e é efetuada através de empresa contratada via licitação. Confira o roteiro da coleta domiciliar.

    Já a coletiva seletiva é realizada através de uma parceria da Secretaria de Saneamento com a Associação Participativa Recicle Indaial, que atende 40% do município. Confira o roteiro da coleta seletiva.

    Problemas, dúvidas ou sugestões na coleta de lixo podem ser verificadas com a Secretaria de Saneamento pelos telefones (47) 3333-4520 ou 3333-4530.

    Conheça o trabalho de coleta seletiva clicando aqui.


    Departamento de Meio Ambiente

    O Departamento é responsável por autorizar serviços de movimentação e transporte de terra e corte de vegetação; emitir declarações de viabilidade ambiental de construção e viabilidade ambiental do Regin e fiscalizar denúncias relacionadas ao meio ambiente.

    Também é responsável pela manutenção e funcionamento do “Projeto Bugio”, desenvolvimento no Centro de Pesquisas Biológicas de Indaial, que foi criado através da Lei Municipal nº 2.099, em 1992. O projeto é mantido por meio de um convênio entre a Prefeitura de Indaial e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb).

    A equipe é composta por bolsistas da Furb e da Prefeitura, veterinário responsável, coordenadora e técnicos. É responsável por desenvolver atividades de pesquisa, educação ambiental e estudos de comportamento do bugio e cuidar dos animais que sofreram algum tipo de dano como choque elétrico, atropelamento, ataques por cães, entre outros.

    O Cepesbi - Projeto Bugio possui 27 recintos. Todos contam com uma área fechada e aberta, são enriquecidos com troncos e mangueiras de bombeiro; um ambulatório para atendimentos emergenciais equipado com aparelho de anestesia inalatória e raio-x portátil; uma cozinha para armazenamento e preparo dos alimentos equipada com geladeiras e freezer; uma área de escritório, cozinha e banheiro. Os laboratórios de bioquímica, parasitologia, microbiologia e o Hospital Escola Veterinário da Universidade Regional de Blumenau estão disponíveis para realizar os exames complementares dos animais. Cirurgias são realizadas no Hospital Escola Veterinário da Furb.

    O Projeto funciona das 8h às 12h e das 13h às 17h, na rua Rio de Janeiro, 401, bairro Estados, porém não é aberto ao público. Os interessados podem solicitar palestras ou tirar dúvidas através do telefone (47) 3333-3878 ou e-mail bugio@furb.br.


    Instruções normativas Meio Ambiente

    Formulário para Declaração de isenção de licenciamento ambiental

    Instrução Normativa nº 01/2014 - Corte de árvores isoladas
    Instrução Normativa nº 02/2014 - Supressão da vegetação nativa em área urbana

    Instrução Normativa nº 03 - Supressão da vegetação nativa em área rural

    Instrução Normativa nº 04 - Corte de árvores que acarretem risco à vida ou ao patrimônio

    Instrução Normativa nº 05 - Corte eventual de árvores

    Instrução Normativa nº 06 - Corte de palmito
    Instrução Normativa nº 07/2014 - Declaração de isenção de licença ambiental

    Instrução Normativa nº 08 - Projeto de recuperação de áreas degradadas

    Requerimento IN 01-2014 - Autorização para corte de árvores isoladas

    Requerimento IN 02-2014 - Autorização para supressão de vegetação nativa em área urbana

    Requerimento IN 03-2014 - Autorização para supressão de vegetação nativa em área rural

    Requerimento IN 04-2014 - Autorização para corte de árvores que acarretem risco à vida ou ao patrimônio

    Requerimento IN 05-2014 - Autorização para corte eventual de árvores

    Requerimento IN 06-2014 CC plantado - Comunicação para Exploração do palmiteiro (Euterpe edulis) plantado

    Requerimento IN 06-2014 RCS - Requerimento para corte seletivo

    Requerimento IN 06-2014 SS - Solicitação simples para exploração do palmiteiro (Euterpe edulis)

    Termo de Delegação de Atribuições

    Limpeza Urbana

    Conta com uma equipe que realiza os serviços de raspagem, capina, varrição, pintura de meio fio e roçada das ruas que não possuem passeio público. Também é realizada a instalação e limpeza de lixeiras de PVC e madeira. 

     

    Estudo de Viabilidade Técnica e Econômico-Financeira dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Indaial

    anexo 1 - cenario 0 - estudo casan.pdf

    anexo 2 - cenario 1 - evte - base casan atualizado.pdf

    anexo 3 - cenario 2 - evte empresa referencia.pdf

    anexo 4 - cenario 3 - evte empresa municipal.pdf

    anexo 5 - apresentacao audiencia publica indaial.pdf

    anexo 6 - art evte indaial.pdf

    estudo de viabilidade tecnico e economico financeiro indaial.pdf

    oficio de encaminhamento.pdf

    PREFEITURA MUNICIPAL DE INDAIAL / SC - Av. Getúlio Vargas, n° 126 - Centro - CEP 89130-000 - (47) 3317-8800 - CNPJ 83.102.798/0001-00