PATRIMÔNIO HISTÓRICO
 
Você conhece os bens tombados da nossa cidade? Sabe o que significa esse termo? 
 
De acordo com a Lei Municipal n° 4.040, de 11 de dezembro de 2009, o tombamento é “um ato administrativo realizado pelo Poder público com o objetivo de preservar, por intermédio da legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados...Esses bens são, portanto, testemunhos autênticos que devem ser transmitidos às gerações futuras, pois estão impregnados das marcas de diferentes épocas de nossa história...”.
 
O Patrimônio Histórico-cultural, natural e paisagístico é constituído por bens móveis e imóveis e espaços existentes no seu território, que por fatos históricos e significativos por seu valor cultural e natural devem ser preservados e protegidos contra a sua destruição.  
 
No nosso município há vários imóveis tombados em nível nacional (Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), estadual (FCC- Fundação Catarinense de Cultural) e municipal (FIC – Fundação Indaialense de Cultura). 
 
É muito importante que a população conheça os patrimônios tombados e ajude a impedir que eles sejam descaracterizados ou destruídos, para que assim as futuras gerações também possam conhecer e apreciar o legado histórico da nossa cidade.
 
Seguem abaixo os imóveis tombados de Indaial:
 
 
 
Casa Duwe
*Crédito da imagem: Acervo FIC
Descrição: A edificação, que hoje é tombada em nível federal e estadual, está implantada no fundo de uma extensa planície onde se cultivava arroz e trigo, praticamente isolada na paisagem. A volumetria da Casa Duwe é única, o que a torna mais especial ainda. O construtor desta casa enxaimel de tijolos aparentes teria sido o pedreiro/carpinteiro Reinhold Duwe, mas há controvérsias quanto à data: para alguns, a construção dataria de 1902, para outros, do período entre 1935 e 1940. Seu primeiro proprietário foi o Sr. Carl Lindner, nascido em Indaial no ano de 1886, filho de imigrante alemão. 
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual (Decreto nº 5.915, de 21 de novembro de 2002) e Federal (2007 – Processo número 1.548-T-07)
 
 
 
 
Casa Arlindo e Edmundo Ristow
*Crédito da imagem: Heinz Beyer
Localização: Rua Reinhold Schroeder, 12.987 - Encano Alto 
Descrição: Imagina-se que a casa tenha sido construída entre as décadas de 1920 e 1930, principalmente pela diferenciação da planta e pelo requinte da sua construção. Antes dessa edificação havia outra de madeira, construída provavelmente no fim do século XIX, quando da chegada dos primeiros imigrantes na região. A casa de madeira ainda existe, localizada atrás da construção enxaimel, e passou a ser utilizada como rancho. 
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual (Decreto nº 053/2007) e Federal (2007 – Processo número 1.548-T-07)
 
 
Casa Luiza Schroeder
Foto: Heinz Beyer
*Crédito da imagem: Heinz Beyer
Descrição: Construída por volta de 1930 por Alvin Schneider (pai da Sra. Luiza Schroeder), a Casa Schroeder representa um exemplar da última fase da arquitetura da imigração, característica refletida na planta baixa incomum, na esbeltez do madeiramento da estrutura enxaimel, no esmero construtivo e da composição da varanda, fachada frontal e esquadrias.
Formas de proteção: Bem tombado em nível Federal (2007 – Processo número 1.548-T-07)
 
 
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
*Crédito da imagem: Acervo FIC
Descrição: A história local registra que em 22 de setembro de 1902 a Igreja Católica recebeu autorização para a construção da capela, a aproximadamente 100 metros da atual edificação. No terreno existia o cemitério, hoje ampliado dentro da mesma área. Em 1904, Frei Francisco Tenschert transferiu o local para o lote atual e abençoou o sítio. Somente em 1924 o alemão Júlio Stoy deflagrou o início desta construção.
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual (Decreto nº 054/2007) e Federal (2007 – Processo número 1.548-T-07)
 
 
Casa Lorival Hersing
*Crédito da imagem: Acervo FIC
Localização: Rua Reinhold Schroeder, s/n° - Encano Alto 
Descrição: O acesso à edificação se dá através de uma pequena estrada até o Ribeirão Encano, atravessando-se, então, uma pequena tábua de madeira apoiada às margens do ribeirão e subindo-se por uma pequena encosta até chegar-se à clareira onde se localiza a edificação. Apenas uma pequena parte do telhado é vista da estrada.
A primeira residência, em madeira, foi construída por volta de 1898. Posteriormente, à sua lateral esquerda, no ano de 1932, foi construída a casa enxaimel, passando a ser a primeira residência, como cozinha. Ambas edificações tiveram como seu primeiro proprietário e construtor o Sr. Rodolpho Hersing, vindo da Alemanha. Segundo informações do atual proprietário, o Sr. Rodolpho aprendeu o ofício de construtor ainda na Alemanha e foi responsável pela construção de algumas casas na região do Encano Alto.
Formas de proteção: Bem tombado em nível Federal (2007 – Processo número 1.548-T-07)
 
 
Ponte de Madeira Coberta Ribeirão Warnow
*Crédito da imagem: Heinz Beyer
Descrição: A Ponte de Madeira Coberta do Warnow foi tombada por sua singularidade e beleza. Além do seu encanto, a paisagem que a cerca também é imponente e graciosa. A ponte tem estrutura de madeira construída com encaixes, pinos e parafusos metálicos. 
Formas de proteção: Bem tombado em nível Federal (2007 – Processo número 1.548-T-07)
 
 
Casa Silva
*Crédito da imagem: Foto Rex
Descrição: A residência foi construída com estrutura em alvenaria portante com tijolos aparentes de paredes espessas. A belíssima riqueza da ornamentação clássica e a marcante volumetria fazem desta edificação um importantíssimo referencial histórico no centro da cidade.  
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual n° 081/1996
 
 
Casa Harry Voigt
*Crédito da imagem: Acervo FIC
Descrição: A construção da casa iniciou-se em 1914, terminando em 1917, pelo Sr. Otto Voigt. Foi edificada no final da rua, em lugar alto, imperando um belíssimo visual à região.
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual n° 013/2007
 
 
Casa Milda e Roland Krieser
*Crédito da imagem: Acervo FIC - André Kannenberg
Descrição: Edificada no final da Rua Uberaba, um lugar alto com belíssimo visual. É considerada um enxaimel de medidas tradicionais e tamanho médio.  
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual n° 011/2007
 
 
Antiga Estação Ferroviária 
*Crédito da imagem: Acervo FIC
Descrição: A Estação de Warnow fez parte do primeiro trecho de 70 km da "Santa Catharina Eisenbahn Geselschaft" (Estrada de Ferro Santa Catarina Sociedade Anônima), construída entre os anos de 1908 e 1909, pela Construtora Bachstein & Koppel, com o objetivo de agilizar e melhorar as condições de vida da comunidade colonizadora que estava se instalando entre Blumenau e Ibirama. A primeira estação, construída em 1908 e que testemunhou o ato inaugural, o primeiro trem da ferrovia, infelizmente veio abaixo na década de 1940, a pedido da direção da própria ferrovia, que tencionava modernizar a estação, erigindo ali o atual prédio.  
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual n° 009/2007
 
 
Casa Asta Enns
*Crédito da imagem: Heinz Beyer
Descrição: Esta construção foi a primera fábrica de leite em pó da América do Sul. Construída entre 1920 e 1923, seus sócios proprietários foram: Ludvig Paul (Diretor-Presidente), Frederico Hardt (Diretor-Comercial) e August Bonse (Diretor-Técnico, natural da Alemanha). Anos mais tarde também serviu como residência.
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual n° 012/2007
 
 
Comércio Enxaimel Warnow
*Crédito da imagem: Foto Rex
Descrição: A edificação enxaimel representou um importante ponto comercial da região do Warnow por volta dos anos 1960. Seu primeiro proprietário foi August Voigt. A edificação foi construída por volta de fins do século XIX e início do século XX. 
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual n° 001/2007
 
 
Casa Helga Raiter
*Crédito da imagem: Acervo FIC - Maria Y. Macedo
Descrição: Conforme inscrições encontradas na fachada principal, a casa teria sido construída no ano de 1923 por Martin Raiter e destaca-se das tradicionais encontradas na região por possuir uma frondosa escadaria de lances desencontrados, conduzindo o acesso à varanda frontal; construída originalmente aberta, hoje fechada.
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual n° 008/2007
 
 
Casa Carlos Hoeschl (Antigo Secos e Molhados)
*Crédito da imagem: Acervo FIC
Descrição: O conjunto de edificações foi construído por Leopoldo Hoeschl, vindo da Alemanha, há mais de 100 anos, originalmente para abrigar um comércio "Antigo Secos e Molhados", um açougue e residência da família.
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual n° 006/2007
 
 
Casa Hilário Braatz
*Crédito da imagem: Acervo FIC
Descrição: Edificação construída na técnica enxaimel, possui como embasamento alicerces na forma de pilastras em tijolo aparente, deixando a casa bastante alta do solo. A beleza arquitetônica do conjunto é complementada pelo rico entorno, chamando a atenção o verde da plantação de cana de açúcar muito próximo à casa enxaimel. 
Formas de proteção: Bem tombado em nível Estadual n° 010/2007
 
 
Ponte Engenheiro Emílio Baumgart - Ponte dos Arcos
*Crédito da imagem: Acervo FIC
Descrição: A Ponte dos Arcos foi a primeira sobre o Rio Itajaí-Açu, em concreto armado, e homenageia oficialmente o engenheiro Emílio Baumgart. A ponte já passou por diversas reformas, sendo a maior em 1988, quando foi reforçado o piso e foram colocadas passaleras laterais. Hoje ainda serve para veículos leves, ciclistas e pedestres e é considerada "Monumento Histórico de Indaial".
Formas de proteção: Bem tombado em nível Municipal n° 4.464/2001