PONTOS TURÍSTICOS - Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

«Voltar
 
 
Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Descrição: A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro faz parte dos Roteiros Nacionais da Imigração. Conta a história que em 22 de setembro de 1902 a Igreja Católica recebeu a autorização para a construção da capela, a aproximadamente 100 metros da atual edificação. No terreno existia o cemitério, hoje ampliado dentro da mesma área. Em 1904, Frei Francisco Tenschert transferiu o local para o lote atual e abençoou o sítio, mas somente em 1924 o alemão Júlio Stoy deflagrou o início da construção.
Tombamento em nível federal desde 2007, o conjunto é composto por capela, acompanhada da sacristia nos fundos, e pelo campanário, que se encontra separado aos fundos e à direita da Igreja. 
Construída por imigrantes provenientes da Alemanha, a Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um exemplar único entre as igrejas e capelas construídas pelos imigrantes no Brasil. Em outubro 2016 o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) finalizou uma obra de restauração das pinturas dos murais da Capela.
* Informações do site do Iphan/SC
 
 
 

Compartilhar: